"Só o Amor com maiúscula dá a verdadeira felicidade!"

26/10/2010 14:35

 

Reflexão do Santo Padre - 26 de setembro de 2010 - ao rezar a oração do Ângelus com os peregrinos.

 

***

Queridos irmãos e irmãs:

No Evangelho deste domingo (Lc 16, 19-31), Jesus narra a parábola do homem rico e do pobre Lázaro. O primeiro vive no luxo e no egoísmo e, quando morre, acaba no inferno. O pobre, ao contrário, que se alimenta das sobras da mesa do rico, ao morrer é levado pelos anjos à morada eterna de Deus e dos santos. "Bem-aventurados os pobres - havia proclamado o Senhor aos seus discípulos -, porque deles é o Reino de Deus" (Lc 6, 20). Mas a mensagem da parábola vai além disso; recorda que, enquanto estamos neste mundo, devemos escutar o Senhor que nos fala através das Sagradas Escrituras e viver segundo a sua vontade; caso contrário, após a morte, será tarde demais para se arrepender. Portanto, essa parábola nos diz duas coisas: a primeira é que Deus ama os pobres e os alivia de suas humilhações; e a segunda é que o nosso destino eterno é condicionado pelo nosso comportamento; depende de nós seguir o caminho que Deus tem nos mostrado para chegar à vida, e esse caminho é o amor, não entendido como sentimento, mas sim como serviço aos outros, na caridade de Cristo.

Por feliz coincidência, nesta segunda-feira, 27 de setembro, celebra-se a memória litúrgica de São Vicente de Paulo, padroeiro das organizações caritativas católicas, falecido há 350 anos. Na França de 1600, ele tocou com suas próprias mãos o forte contraste entre os mais ricos e os mais pobres.

(...)

Queridos amigos, só o Amor com "A" maiúsculo dá a verdadeira felicidade! Também há outra testemunha disso: uma jovem que ontem foi proclamada beata aqui em Roma. Falo de Chiara Badano, uma jovem italiana nascida em 1971, e que uma doença a levou à morte em menos de 19 anos, mas que foi para todos um raio de luz, como diz o seu sobrenome: "Chiara Luce", "Clara Luz". 

(...) 

As suas últimas palavras, de plena adesão à vontade de Deus, foram: "Mãe, adeus. Seja feliz, porque eu sou feliz". Demos graças a Deus, porque seu amor é mais forte do que o mal e a morte; e agradeçamos a Nossa Senhora, que conduz os jovens também através das dificuldades e sofrimentos, a se apaixonarem por Jesus e a descobrirem a beleza da vida.

 

[destaques de minha parte]