"e se no momento da confissão a pessoa pedir perdão por pecados que não lembrar"

20/10/2010 10:46

 

Se, no momento da confissão, a pessoa verdadeiramente esquecer algum pecado e pedir perdão por todos os pecados que não lembrar, a igreja diz se o pecado será verdadeiramente perdoado?

Parceria com formspring.me/defesacatolica.

 

 

***

 

A Paz de Jesus e o amor de Maria!

 

Que Alegria em saber que pessoas como você se interessam em fazer uma confissão bem feita. O catecismo da Igreja Católica nos mostra com clareza sobre essa questão:

§1456 A declaração dos pecados ao sacerdote constitui uma parte essencial do sacramento da penitência: "Os penitentes devem, na confissão, enumerar todos os pecados mortais de que têm consciência depois de examinar-se seriamente, mesmo que esses pecados sejam muito secretos e tenham sido cometidos somente contra os dois últimos preceitos do decálogo (Cf Ex 20,17; Mt 5,28.), pois, às vezes, esses pecados ferem gravemente a alma e são mais prejudiciais do que os outros que foram cometidos à vista e conhecimento de todos".

Quando os cristãos se esforçam para confessar todos os pecados que lhes vêm à memória, não se pode duvidar que tenham o intuito de apresentá-los todos ao perdão da misericórdia divina. Os que agem de outra forma, tentando ocultar  conscientemente alguns pecados, não colocam diante da bondade divina nada que ela possa perdoar por intermédio do sacerdote. Pois, "se o doente tem vergonha de mostrar sua ferida ao médico, a medicina não pode curar aquilo que ignora".

A confissão exige de nós um exame de consciência, profundo. Para que não seja esquecido nenhum pecado grave. Mais no caso esquecimento, e no exame de consciência você colocou no propósito de confessar esse pecado, então ele será perdoado. “Quando os cristãos se esforçam para confessar todos os pecados que lhes vêm à memória”.

É sempre bom pedirmos que Deus perdoe os pecados confessados e os pecados esquecidos. “Os que agem de outra forma, tentando ocultar conscientemente alguns pecados, não colocam diante da bondade divina nada que ela possa perdoar por intermédio do sacerdote.” um pecado escondido é um pecado não perdoado e que vai continuar a ferir a consciência! É necessário confessar com clareza e paz, com maturidade e responsabilidade aquilo que fizemos de contrário a Deus.

Deus abençoe

 

Por Jorge Vilar