A Igreja Católica aceita a idolatria?

17/10/2010 01:16

 

A igreja católica condena a idolatria? O cristianismo me parece ser uma religião politeísta às vezes, pois as pessoas idolatram milhões de santos e não dedicam uma única oração para Deus.

 
Parceria do formspring.me/defesacatolica enviada por Thiago.
 

 

***

 

Caro amigo, a Santa Paz esteja em nós.

Obrigado por sua pergunta e sinta-se a vontade para sanar suas dúvidas.

Passemos a analisar sua pergunta.

Você nos pergunta se a Igreja Católica condena a idolatria.

Digo-lhe que sim.

A Igreja Católica condena qualquer ato que tenha por finalidade, substituir ou superiorizar a Deus. Toda intenção dessa natureza deve ser desprezada.

Visto que Deus transmitiu Sua Lei aos homens - através de Moisés - afirmando não aceitar divisão de culto idolátrico, assim foi transcrito nos dez mandamentos. No mesmo Êxodo se lê: Não adorarás nenhum outro deus, porque o Senhor, que se chama o zeloso, é um Deus zeloso (Ex. 34,14). O próprio Cristo confrontou Satanás afirmando que só a Deus se deve adorar e servir (Mt. 4,10).

No Catecismo podemos encontrar com clareza estas declarações:

2132. O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. Com efeito, «a honra prestada a uma imagem remonta ao modelo original» e «quem venera uma imagem venera nela a pessoa representada». A honra prestada às santas imagens é uma «veneração respeitosa», e não uma adoração, que só a Deus se deve.

E ainda:

2114.A vida humana unifica-se na adoração do Único. O mandamento de adorar o único Senhor simplifica o homem e o livra de uma dispersão infinita. A idolatria é uma perversão do sentimento religioso inato do homem. O idólatra é aquele que "refere a qualquer coisa que não seja Deus a sua indestrutível noção de Deus".

Quando se venera uma imagem presta-se honra à pessoa nela representada, não a matéria que dela é feita, o ferro fundido ou a madeira esculpida. A imagem remonta ao modelo original.

Poderíamos citar muitos outros textos, mas por hora estes nos bastam.

Você ainda diz, "O cristianismo me parece ser uma religião politeísta às vezes, pois as pessoas
idolatram milhões de santos(...)".

Acredito que você teve intenção de se referir especificamente ao Catolicismo, e não as denominações Cristãs em geral, como protestantes, e afins, com suas infindáveis ramificações.

Como já dissemos, a veneração devida aos Santos não tem por finalidade substituir o lugar de Deus, tomar Seu senhorio exclusivo, ou atribuir poderes divinos, mas, honrar a memória daqueles que, com virtudes heróicas honraram e serviram Sua IMAGEM original, Deus.

Portanto, o Catolicismo não concebe ato de adoração exceto a Deus.

Talvez você erroneamente acredite que ajoelhar-se ou prostrar-se é sempre adoração ou idolatria.

Ora, não é o que a Escritura nos relata, porém não vamos entrar no mérito dessa questão agora pois deixaria o texto mais extenso.

Para que você perceba e entenda fique com o exemplo.

"Moisés saiu ao encontro de seu sogro, prostrou-se e beijou-o. Informaram-se mutuamente sobre a sua saúde e entraram na tenda." (Ex. 18,7).

"Quando Abigail avistou Davi, desceu prontamente do jumento e prostrou-se com o rosto por terra diante dele" (1Sm 25,23).

 
 

Pedro Erisson