Um protestante a sacar as velhas perguntas

17/10/2010 01:33

 

Se a igreja católia é infalível, por que nela são idolatrados santos se Deus diz que não haverá nenhum outro Senhor senão ele próprio e como há imagens de Jesus se Deus e Jesus são um só e Deus diz que nós não devemos fazer nenhuma imagem em Sua semelhança?

 

Parceria do formspring.me/defesacatolica.

 

***

A Paz meu caro.

 

Salve Maria, Mãe de meu Senhor (Lc. 1,43).

Ao que nos parece, você deve ser protestante - salvo o engano - e como todo protestante, cego ao meio dia.

E lhe daremos prova disto.

Antes, permitanos dizer, quão grande alegria você nos dá ao afirmar que "Deus e Jesus são um só" e sendo um só, Cristo, O Verbo Encarnado, de fato, é Deus.

Pena que todo protestante vê pouco. E vê mal.

Essa questão já foi tratada aqui, basta uma lida nos posts mais antigos. Mas pelo bem da sua alma e de tantos outros que leem nosso espaço passaremos a respondê-lo.

Pois bem, vamos ao que nos interessa.

Pensa você que todo ato de ajoelhar-se diante de alguém ou uma imagem, implica necessariamente em adoração e idolatria.

Pensa errado. E nós já mostramos que a própria Biblia não dá essa noção descabida.

Veja bem protestante.

Ou melhor, preferimos que leia e entenda.

Diz o livro de Gênesis:

Jacó, levantando os olhos, viu Esaú que avançava com quatrocentos homens. Repartiu então os filhos entre Lia, Raquel e as duas servas. Colocou as servas com seus filhos na frente, depois Lia com os seus, e, por último Raquel com José. E ele, passando adiante, prostrou-se até a terra sete vezes antes de se aproximar do seu irmão (Gn.33,1-3).

Jacó, pai das doze tribos de Israel prostou-se por 7 vezes diante de Esaú, seu imrão. E nem por isso Jacó pensava que seu irmão fosse Deus.

Quer mais?

Ainda no capítulo 18 se lê:

Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra (Gn. 18,2)

A Sagrada Escritura nos mostra ainda outros exemplos:

"Enquanto Abdias caminhava, eis que veio Elias ao seu encontro. Abdias reconheceu-o e prostrou-se com o rosto por terra, dizendo: És tu, meu senhor Elias?" (1 Rs. 18,7).

"Betsabé inclinou-se e prostrou-se diante do rei ..." (1 Rs. 1,16)

"Abraão prostrou-se diante do povo daquela terra e, dirigindo-se a Efrom, diante de todos, disse: “Rogo-te que me ouças: eu te dou o preço do campo; aceita-o de minhas mãos, e assim enterrarei nele minha defunta” (Gn. 23,12-13).

Fica patente que dobrar os joelhos diante de alguém não caracteriza, em si, um ato de adoração.

 

Pedro Erisson