Onde se encontra a doutrina que Cristo deixou?

17/10/2010 01:25

 

Queria saber se JESUS deixou uma religião para o povo única e certa (sem erro, no caso a católica? por que a religião protestante tendo os mesmos fundamentos da nossa Igreja também nao pode ser considerada certa igual a Católica?

 

                                                                           Pergunta retirada do nosso parceiro formspring.me/defesacatolica.

 

 ***

 


Prezado amigo, a Santa Paz.

Obrigado por sua pergunta, lhe responderemos de bom grado.

Sua pergunta é de fato muito especial, pois que se trata de uma "veia arterial" para subsistencia da verdadeira religião.

Veja: Cristo é Deus, e Deus é um só. Ele só pode ter uma religião, pois ele só tem uma verdade.

Como Ele poderia admitir religiões que tenham várias crenças se divergindo? Seria relativizar as coisas.
E em Deus meu caro, não há relativismos nem contradições. A Verdade não se contradiz, nem é relativa.
Não pode existir meia verdade, em contra partida, na mentira há sempre algum fragmento de verdade.
Deus é absoluto, e sua Igreja deve ser infalível, sem erros em sua doutrina.

Ora, sabemos que Cristo disse a Simão: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt. 16,18).

Perceba que a frase dita por Cristo está no singular, e faz uso de pronome possessivo: "minha".
Cristo constituiu Pedro como autoridade fundamental da Igreja, e acrescentou: "Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" (Mt. 16,19).

Quem tem as chaves de alguma coisa é por que tem autoridade sobre ela. E Cristo a deu a Pedro.

Deus infinitamente bondoso, cuidou para estabelcer sinais perceptíveis aos homens para que pudessem reconhecer Sua Igreja através dos tempos; a autoridade concedida aos Apóstolos é um deste sinais.

Cristo afirmou: "Quem vos ouve, a mim ouve".

Se Cristo fundou uma Igreja, ela existe, deve ser visível e facilmente reconhecida.

Do que adiantaria fundar uma igreja se fosse impossível identifica-la?

Deste modo a Igreja verdadeira deve ser:

1- UNA: pois que a Unidade é pressuposto da Verdade. Não há unidade sem verdade. Una na Fé, um só Batismo, uma só doutrina, um só chefe: o Papa.

No protestantismo não há unidade, o espírito protestante é fragmentário e sectário.

2- SANTA: tendo em vista que o próprio Cristo manifestou intenção de fundar Sua Igreja.

3- CATÓLICA: pois é destinada a todos os povos, ricos e pobres, judeos e gentios, sábios e ignorantes, de todas as raças, ou seja, Universal.

4- APOSTÓLICA: as autoridades devem derivar dos próprios Apóstolos, assim como estes derivam de Cristo, seu fundador. Seu legado invariavelmente deve ter sucessão nos Apóstolos de Cristo.

Você bem descreve quando nos pergunta se o legado de Cristo não deve ser único e sem erro.

É claro que sim.

Deus é absoluto e infalível, pois Ele é pontencialmente Verdade.

A Igreja fundada por Cristo necessariamente tem que ser infalível.

Essa mesma infalibilidade Cristo garantiu a Pedro quando lhe entregou as chaves do Reino e a certeza de que tudo o que for ligado aqui na terra, Cristo ligará no Céu.

Meu caro, a única Igreja que se afirma infalível é a Igreja Católica Apostólica Romana. Nenhuma igrejola protestante do heresiarca Lutero se diz infalível, consequentemente, se atestam falíveis, logo, elas adimitem que erram, e que não são a Igreja de Cristo, que tem que ser infalível.

Veja que todos os aparatos necessários para legitimar a Igreja Católica como descendente de Cristo e dos Apóstolos são encontrados.

São Irineu de Lião no século II já havia escrito:

"Já que seria demasiado longo enumerar os sucessores dos Apóstolos em todas as comunidades, nos ocuparemos somente com uma destas: a maior e a mais antiga, conhecida por todos, fundada e constituída pelos dois gloriosíssimos apóstolos Pedro e Paulo. Mostraremos que a tradição apostólica que ela guarda e a fé que ela comunicou aos homens chegaram até nós através da sucessão regular dos bispos, confundindo assim todos aqueles que querem procurar a verdade onde ela não pode ser encontrada. Com esta comunidade, de fato, dada a sua autoridade superior, é necessário que esteja de acordo toda comunidade, isto é, os fiéis do mundo inteiro; nela sempre foi conservada a tradição dos apóstolos. [...] [Pedro e Paulo] confiaram a Lino o ministério do episcopado. [...] A Lino sucedeu Anacleto. A seguir, Clemente; Clemente vira os apóstolos, conversara com eles e ainda tinha ouvido sua pregação. [...] A Clemente sucedeu Evaristo, e a Evaristo, [sucedeu] Alexandre. Depois, em sexto lugar após os apóstolos, veio Xisto, e, a seguir, Telésforo. Depois, Higino, Pio e Aniceto. Sotero sucedeu Aniceto. Agora, Eleutero, em décimo-segundo lugar, possui a herança do episcopado após os apóstolos" (Ireneu de Lião, +202, Contra as Heresias III,3,2-3).
 

Pedro Erisson