Slipknot: mais vale arranjos instrumentais ou conteúdo da mensagem?

23/03/2011 00:19
  •     Nome: Eudersson

  •     Missiva: se eu escuto musicas de slipknot eu estou pecando ??

***

Meu caro Eudersson a Santa Paz esteja contigo meu irmão, é uma grande satisfação lhe ter por aqui.

 

Você me pergunta se escutar as músicas do Slipknot incorre em pecado. No entanto, gostaria antes de tudo de lhe fazer algumas perguntas, se você me permite.

 

Você escuta e compreende o que se propaga através das letras? Entende a defesa das idéias que a banda pretende sustentar? Você ao menos já traduziu algumas das músicas?

 

Você me parece gostar bastante dessa banda. Devo entender que também conheça o conteúdo das letras. Se não conhece deixe-me lhe trazer essa informação.

 

Numa breve pesquisa sobre as letras das canções do Slipknot, feita num desses sites de músicas, pude notar algo intrigante; já tinha conhecimento do estilo artístico deles, mas não até então da idéia que difundiam.

 

Notei que mais de 50% - sem sombra de dúvidas - de suas letras abordam o tema "morte" ou seguem linha de pensamento alusiva a ela.

 

Isso é muito perturbador para uma mente em estado normal.

 

O que faz alguém nutrir um anseio tão exacerbado pela morte? Uma tempestade de pensamentos revoltosos sem controle?

 

Sob o falso emblema de "libertários" alguns homens se pretendem como "vozes corajosas contra as calamidades do mundo". Muito embora seu grito de revolta venha sempre carregado de idéias trágicas.

 

Assim foram as três grandes Revoluções... mas esse não é nosso foco.

 

Você meu amigo Eudersson, não é um revolucionário, nem um revoltoso, um rebelde.

 

Já os mascarados do rock... dispensa afirmações.

 

Você deve lembrar-se que em meados do ano passado um integrante da banda foi encontrado morto, num quarto de hotel, por overdose... Seu companheiro de banda afirmou que a única palavra capaz de resumi-lo seria: "amor". (??)

 

Deixemos que suas próprias canções nos falem:

 

Before I Forget: Meu fim / Ele justifica meus meios.

 

All Hope Is Gone: Eu sou a razão dos seus futuros sofrimentos / Eu sou a revolta que você não abraçará.

 

555 To 666: Como um ritmo vencedor morto, eu quero ser um pecador / Dê uma festa suicida e eu prometo arrasar/ É diabólico, é pornográfico / Enguiços, obscenidades, é tudo o que eu quero ser / Se você é 555 então eu sou 666.

 

Isso é o bastante para entender a proposta dos "artistas mascarados".

 

Tive a trabalheira de ler a tradução de quase 50 canções para me deparar com frases desse tipo ou com teor ainda pior.

 

Jamais os fins justificarão os meios. Como quis ensinar Maquiavel. Por tanto, para mim, e para qualquer Católico que se preze, essa banda de rock não merece crédito.

 

Daí passo a responder sua pergunta.

 

O pecado, Eudersson, é uma falta contra a razão, a verdade, a reta consciência; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo... Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Por definição o pecado é "uma palavra, um ato, ou um desejo contrários à Lei Divina".

 

Desse modo, ainda que você nada entenda do que a letra da música tenha dito Deus a compreende perfeitamente. E convenhamos que a Ele estas não sejam agradáveis.

 

Portanto, ainda que você não partilhe diretamente das idéias defendidas pelas músicas do Slipknot - pelo fato de haver uma "barreira" entre línguas - indiretamente você estimula sua difusão. Cometendo assim pecado por consentimento.

 

Se você gosta de ouvir o solo irado de uma guitarra ou o ritmo frenético da bateria, procure por outras opções. Boas! Saudáveis! Elas existem...

 

Alguém que é digno de ser definido como "amor" pode matar-se Eudersson?

 

Claro que não.

 

Muitos hoje em dia pretendem ser como "libertários", nos mais diversos aspectos... mas não entendem que a única coisa capaz de os libertar é a Verdade, daquele que já nos libertou e nos resgatou com Sua morte de cruz.

 

Um abraço bem amigo.

 

Sempre que precisar me escreva.